Sabemos que a crise gerada pelo vírus Covid.19 tem afetado diversos setores, incluindo a logística internacional e nacional, mesmo sendo um dos únicos setores a ser considerado como atividade essencial, porém, os desafios ainda permanecem e em alguns casos se acentuam, cumprimento de prazo para entregas, competitividade e gestão.

Se tratando de uma crise considerada mundial, o impacto nas bolsas de valores e no setor de suprimentos já eram imaginados.

Após ser declarada como pandemia pelo Orgão Mundial de Saúde (OMS), as operações internacionais foram atingigas significativamente devido as restrições impostas e exigidas por governos mundo á fora.

Mas afinal, quais os riscos e oportunidades para o setor nesse momento tão delicado ?

RISCOS

  • Valor do Frete: com as dificuldades para o despacho de mercadorias devido á crise, o valor do frete é onerado, um grande desafio para a situação atual, que por si só já é complicada . O aumento da demanda se deu para contratações emergenciais, para abastecimento de países, estados e munícipios, por sua vez houve uma redução de oferta, haja visto que muitas transportadoras e autônomos tem adotado o isolamento social, causando impacto negativo no resultado de muitas organizações. Além disso, empresas tiveram suas operações comprometidas e diminuídas drasticamente, enquanto os custos de transporte seguem aumentando.
  • Aumento de custos para as empresas: Para aqueles casos de empresas que insistem em trabalhar em seus estabelecimentos, obrigações sanitárias elevaram o custo tradicional, pois precisam seguir protocolos do Ministério da Saúde, adquirindo produtos como álcool em gel, máscaras, testes e equipamentos de proteção individual (EPI).
  • Longa espera para retomada total do setor: Empresas não consideradas essenciais estão comprometidas, sem previsão de volta para 100% de suas atividades, afetando diretamente seus clientes e literalmente transformando o problema em “uma bola de neve”.

OPORTUNIDADES

  • Revisão de processos: Esse é o momento considerado ideal para sentar, questionar, debater, organizar e repensar seus processos.

Como tem sido para sua empresa nesse período de crise ?

Como está sendo feita a gestão dos seus processos logísticos ?

Quais as estratégias que devo adotar para a volta ?

Consigo melhorar a eficiência dos meus colaboradores ?

É possivel reduzir custos mesmo com toda essa situação ?

  • Implementação de Tecnologia: Além de ser considerado um excelente momento para a revisão de processos, agora é um ótimo momento para avaliar e contratar tecnologias de ponta para aplicar na sua operação logística. Pensando em otimizar seu fluxo de trabalho, reduzir custos, aumento de produtividade operacional, previsibilidade, ajustar seus colaboradores a trabalharem em sincronia e aplicar um compliance exigente dentro da sua organização.
  • Indicadores de desempenho: Indicadores de desempenho são ótimos para que sua empresa tenha previsibilidade de gastos com logística, gestão de entrega, eficiência dos seus fornecedores de frete, melhores condições de negociação com transportadoras e agentes, além do ganho efetivo de tempo na hora de cotar seus fretes .

A Xmodal pode auxiliar sua empresa e descomplicar seu setor de Logística, trazendo todas essas oportunidades para sua organização.

Como diz o ditado: ” Enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Entre em contato e saiba mais sobre nossa solução: https://xmodal.com , pelo telefone (43)3357-6797 ou via email contato@xmodal.com.br

Publicado por XModal News

Plataforma web de soluções integradas em Logística Internacional e Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: